Conheça a lista das empresas com maior capacidade de inovação do país chanceladas pela MIT Technology Review Brasil no ano de 2025
O Innovative Workplaces Brasil é a chancela oficial da MIT Technology Review Brasil para as empresas mais inovadoras do país. Todos os anos, organizações de diferentes portes e setores se inscrevem para demonstrar como estão transformando seus mercados.
O processo de avaliação combina diagnósticos quantitativos e qualitativos, com uma análise criteriosa realizada por um júri formado por especialistas em inovação. Cada etapa é cuidadosamente estruturada para garantir credibilidade, imparcialidade e relevância dos resultados.
As empresas que alcançam os melhores resultados recebem o selo Innovative Workplaces, posicionando-se entre as referências em inovação no Brasil e ganhando destaque junto a investidores, parceiros e novos talentos.
AMBEV
VAREJO E CONSUMO
“Estamos investindo bastante em tecnologia, dados e pesquisa. O fator fundamental, no entanto, foi construir uma cultura de colaboração e de escuta ativa para garantir que inovação não seja um setor específica, mas que esteja presente na empresa como um todo.”
ANCAR IVANHOE
VAREJO E CONSUMO
“A inovação está na nossa essência, desde a sua fundação, e acreditamos que ela permeia a empresa como um todo. Nossa inovação está ancorada em três pilares: eficiência operacional, experiência do cliente e geração de valor ao ecossistema.”
BRADESCO SEGUROS
FINANÇAS E SEGUROS
“O impacto da jornada de inovação na empresa foi de criar essa cultura focada nas pessoas. E é a partir dessas iniciativas que conseguimos avançar até o momento que nos encontramos hoje.”
BRASILSEG
FINANÇAS E SEGUROS
“Nossa área de inovação tem realizado inúmeros testes rápidos e aprendido com essa jornada, com o objetivo de olhar para as demandas dos clientes e dos setores internos, e como conseguimos resolver, de fato, essas dores.”
CLARO
TECNOLOGIA E TELECOM
“Além de aumentar o nosso engajamento com os clientes, os processos de inovação da empresa nos permite aprimorar os nossos produtos e serviços, entendendo melhor o comportamento dos nossos clientes.”
GENERALI
FINANÇAS E SEGUROS
“Toda a empresa está mobilizada em encontrar oportunidades de inovação. Entendemos que essa jornada não faz presente, apenas, em aspectos tecnológicos, mas em todas as etapas do processo, buscando essa melhoria.”
GRUPO BOTICÁRIO
VAREJO E CONSUMO
“Acreditamos muito na ideia de disseminação de cultura. Dessa forma, buscamos combinar a parte de tecnologia com um toque humano. Desde a venda na loja, até a forma como usamos a tecnologia para impactar esse cliente.”
HOSPITAL MOINHOS
DE VENTO
SAÚDE
“A inovação é um braço estratégico no Hospital Moinhos de Vento, principalmente para ajudar na jornada do paciente e melhorar ainda mais os nossos protocolos e a qualidade do nosso serviço.”
IFOOD
SERVIÇOS
“Nós entendemos que não há apenas uma iniciativa específica que nos torna inovador, mas sim a priorização de todas as camadas da empresa em relação à essa jornada, aliada a nossa cultura interna.”
JOHNSON & JOHNSON
SAÚDE
“Acreditamos que a inovação é um meio para gerar impacto real. Atuamos como uma orquestradora do ecossistema de saúde. Nossa estrutura de inovação aberta nos dá mais agilidade para solucionar as necessidades de pacientes, cirurgiões, hospitais e planos de saúde.”
LEROY MERLIN
VAREJO E CONSUMO
“A jornada de inovação uniu todos os nossos stakeholders, buscando definir as prioridades. A partir disso, temos critérios claros que nos permitem definir aquilo que faz mais sentido para a empresa, perante o contexto e os desafios.”
LOJAS
RENNER S.A.
VAREJO E CONSUMO
“Integramos tecnologia à jornada do cliente, tanto nas lojas físicas, quanto nos canais digitais. O impacto disso está na cultura, que passou a ser mais orientada a dados e, principalmente, ao cliente.”
MINERVA FOODS
QUÍMICA, ENERGIA E INDÚSTRIA
“Fizemos grandes investimentos em processos, IA e na melhoria da eficiência operacional da empresa. O principal ganho foi integrar transversalmente todas as equipes que atuam na organização.”
NTT DATA
TECNOLOGIA E TELECOM
“Somos uma empresa de inovação por padrão. Temos uma cultura de falar que a inovação deve ser feita todos os dias, o que faz com que todos se sintam parte dessa jornada, identificando o que está funcionando e aquilo que pode melhorar.”
PETROBRAS
ENERGIA
“A inovação vai muito além da melhoria dos processos internos, ela transforma a maneira como a organização se posiciona no mercado. Com esse foco, conseguimos tornar nossas operações mais seguras, eficientes e sustentáveis.”
POSITIVO S+
SERVIÇOS
“A jornada de inovação na Positivo S+ faz parte do nosso propósito com emprego de tecnologia e consulta recorrente dos nossos clientes. Acreditamos que a inovação é responsável por gerar valor ao business dos nossos clientes.”
REPSOL SINOPEC BRASIL
ENERGIA
“Consideramos a inovação como um ativo estratégico. Nosso portfólio de pesquisa, desenvolvimento e inovação foca em iniciativas de novas energias e descarbonização, otimização do core business em produção e exploração, e em práticas sustentáveis.”
TIM S.A.
TECNOLOGIA E TELECOM
“Temos investindo em inovação como um princípio básico na companhia e isso atravessa todas as áreas. A partir de um trabalho da jornada de inovação de forma consistente, conseguimos permear essa cultura por toda a empresa.”
VIVO
TECNOLOGIA E TELECOM
“O que está por traz dessa força motriz de transformação da companhia é o investimento em cultura e pessoas. Uma cultura pró-inovação, que é pautada em cima de diversos pilares, sendo a quebra de hierarquias um dos principais.”
WEG S.A.
ENERGIA
“Inovar é um hábito dentro da WEG S.A. Com isso, todas as áreas da empresa estejam orientadas para este tipo de prática. E todo o reconhecimento é uma coroação pelo trabalho bem executado.”
MIT Technology Review Brasil © 2025